sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Inscrições para vestibular para curso de Administração Pública da UAB-Jaú vão de 19/01 a 04/02/2010

A Prefeitura Municipal de Jaú, por meio da Secretaria Municipal de Educação, informa que o polo da UAB-Jaú (Universidade Aberta do Brasil) oferecerá seu primeiro curso de graduação, bacharelado em Administração, com linha de formação em Administração Pública, em parceria com a UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa) e o Ministério da Educação.
De acordo com a coordenadora do polo da UAB-Jaú, Sônia Maria Merchan Ferraz, está confirmada a oferta de 50 vagas na modalidade semi-presencial, em que parte das aulas e atividades é feita pelo sistema de EAD (Educação à Distância) e parte em atividades presenciais com professores ou tutores no próprio polo.
As inscrições para o vestibular devem ser feitas de 19 de janeiro a 04 de fevereiro de 2010 pelo site da própria Universidade Estadual de Ponta Grossa: www.uepg.br/cps.
Segundo informa a coordenadora, o vestibular será realizado em Jaú no dia 21 de fevereiro de 2010. “O local da prova será informado posteriormente, pois dependerá do número do número que tivermos de inscritos”, ela explica. “É importante salientar também que são 4 anos de curso, na modalidade à distância, com alguns encontros presenciais que acontecerão no polo de Jaú. E também dizer que a oferta do curso é totalmente gratuita e que qualquer pessoa de Jaú ou da região que se interessar pode se inscrever, tendo que pagar apenas a taxa para inscrição do vestibular, que é de R$90,00”, diz ela ressaltando a oportunidade que representa um curso gratuito de uma universidade pública sendo oferecido na cidade.
Para Sônia Maria Merchan Ferraz, os cursos na modalidade à distância não perdem em nada para os presenciais, além de possibilitar que muitas pessoas que não dispunham de tempo ou dinheiro pudessem ter acesso ao Ensino Superior. “Jaú é um polo de apoio presencial no Estado de São Paulo da Universidade Aberta do Brasil do MEC e já possui muitos cursos na modalidade a distância, como especializações, aperfeiçoamento e, agora, graduação, que é uma grande conquista. Tendo em vista que muitas pessoas não podem cursar o ensino superior, por falta de tempo (muito trabalho) ou dinheiro, essa é uma oportunidade de fazê-lo sem custo e ajustá-lo ao tempo disponível, uma vez que na modalidade à distância o aluno poderá executar as tarefas de casa ou no próprio Polo, no caso de não ter computador”, ela conta.
O polo da UAB em Jaú funciona nas instalações do Espaço Pedagógico, que fica na Rua Quintino Bocaiúva, 532, no centro da cidade, e atualmente oferece, de forma gratuita, em parceria com universidades públicas, três cursos de especialização lato sensu (Ensino de Ciências, Educação Física Escolar e Educação Matemática) e um de atualização (Gênero e Diversidade na Escola), todos já em andamento.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da UAB/Espaço Pedagógico: (14) 3622-5838.

Cronograma Vestibular UAB/UEPG – Curso Administração Pública:
A) Inscrições: 19/01/2010 a 04/02/2010
B) Provas do Vestibular: 21/02/2010
C) Resultado previsto: 05/03/2010
D) Matrículas: 08/03/2010 a 19/03/2010
E) Início das Aulas: abril de 2010

Mais sobre a UAB
O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) tem como prioridade a formação de professores para a Educação Básica. Para atingir este objetivo central a UAB realiza ampla articulação entre instituições públicas de ensino superior, estados e municípios brasileiros, para promover, através da metodologia da educação a distância, acesso ao ensino superior para camadas da população que estão excluídas do processo educacional.
O Sistema Universidade Aberta do Brasil foi criado pelo Ministério da Educação em 2005 no âmbito do Fórum das Estatais pela Educação com foco nas Políticas e a Gestão da Educação Superior sob 5 eixos fundamentais:
• Expansão pública da educação superior, considerando os processos de democratização e acesso.
• Aperfeiçoamento dos processos de gestão das instituições de ensino superior, possibilitando sua expansão em consonância com as propostas educacionais dos estados e municípios;
• A avaliação da educação superior a distância tendo por base os processos de flexibilização e regulação em implementação pelo MEC;
• As contribuições para a investigação em educação superior a distância no país.
• financiamento dos processos de implantação, execução e formação de recursos humanos em educação superior a distância.
Tendo como base o aprimoramento da educação a distância, o Sistema UAB visa expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior. Para isso, o sistema busca fortes parcerias entre as esferas federais, estaduais e municipais do governo.

0 comentários:

Postar um comentário